GRUPO ESCOTEIRO IMIGRANTE 151 RS

Em setembro de 1980 um grupo de idealizadores se reunia para formação de um novo Grupo Escoteiro em Caxias do Sul, este deveria se chamar Aruanã-Hetô, que significa “Casa das Máscaras Sagradas” na língua tupi-guarani. O lenço seria amarelo ouro com listras azul e verde que se encontrariam em uma extremidade formando um losango e sobre este um desenho de um olho.

Passados dois meses após esta reunião, foi sugerido o nome de “GRUPO ESCOTEIRO IMIGRANTE”, em homenagem aos Imigrantes que aqui vieram e fizeram desta terra um símbolo de amor, fraternidade e prosperidade. Foi sugerido também a retirada do olho, pois este poderia sugerir ideias que se desvencilhariam dos ideais escoteiros, onde não há distinção de classe, raça ou credo.

Foi com enorme satisfação, alegria e orgulho que em 06 de dezembro de 1980 que oficialmente o Grupo Escoteiro Imigrante foi formado, data de suas primeiras promessas escoteiras. A partir daí o Grupo Escoteiro Imigrante, seguindo os ensinamentos de Lord Robert Baden-Powell fundador e idealizador do Movimento Escoteiro alçou seu vôo. Assim estabeleceu-se um dos maiores e melhores Grupos do Estado do Rio Grande Do Sul.

o MOVIMENTO ESCOTEIRO

O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907, na Inglaterra, por Robert Baden-Powell, condecorado militar britânico e autor do livro Escotismo para Rapazes. O livro é considerado o pontapé inicial ao surgimento do Movimento Escoteiro e por décadas influenciou grupos de adolescentes por todo o planeta a formarem as primeiras Tropas Escoteiras. Inspirado por valores como cidadania, honra, civismo e altruísmo, Baden-Powell escolheu o Cavaleiro São Jorge como padroeiro dos escoteiros. Motivo este que leva à data de 23 de abril como a escolhida para a comemoração do Dia do Escoteiro, dia de São Jorge.

O que iniciou como uma proposta de atividades ao ar livre para grupos de jovens na Inglaterra do início do século vinte, hoje segue em constante atualização no mundo em que vivemos, com foco principal no protagonismo e no envolvimento juvenil. Através de um programa educativo baseado na Lei e na Promessa Escoteira, o escotismo foi, e ainda é, um dos maiores movimentos de educação não formal para jovens do mundo.

O escotismo pode ser considerado como um grande jogo ao ar livre, onde os jovens dividem-se em pequenos grupos, as patrulhas ou matilhas, e realizam diversas atividades que lhes dão a oportunidade de desenvolver habilidades e conhecimentos. São acampamentos, jornadas, trilhas, aventuras e desafios em grupo que a cada dia os tornam mais empoderados e cientes das suas responsabilidades, tornando-os cidadãos ativos dentro e fora do escotismo.

No Brasil pretende-se alcançar 150 mil escoteiros até 2025, tornando o escotismo o mais relevante movimento de educação juvenil no país, inspirando mudanças positivas através dos jovens em suas comunidades e no mundo.

WOSM

Apesar de ter surgido a mais de 100 anos e de forma totalmente despretenciosa, o escotismo rapidamente se transforma em um movimento mundial. Ao todo somos mais de 57 milhões de escoteiros e estamos presentes em mais de 172 países

A World Organization of the Scout Movement – WOSM é o nosso órgão máximo onde estão vinculadas as mais de 172 organizações de escoteiros nacionais e mais de 1 milhão de unidades locais escoteiras.

União dos Escoteiros do Brasil

O primeiro registro do Movimento Escoteiro no Brasil foi em dezembro de 1909. Um ano depois, em 17 de abril de 1910, os primeiros uniformes e acessórios escoteiros chegaram ao Brasil e logo em seguida o primeiro grupo escoteiro se organizou para fundar a primeira associação escoteira.

Rapidamente o Movimento Escoteiro se espalhou por todo o território nacional, inicialmente com diversas associações independentes, até que, em 4 de novembro de 1924, foi criada a União dos Escoteiros do Brasil, acompanhando o desejo de Baden-Powell de ver o senso de unidade entre os diversos Grupos Escoteiros em cada país. 

Regional Rio Grande do Sul

Em outubro de 1913, o movimento chegou a Porto Alegre. Atualmente o Rio Grande do Sul conta com mais de 200 Grupos Escoteiros.Com mais de 8 mil membros, o RS se destaca como a 3ª maior região escoteira no Brasil.

Para uma melhor organização dos seus membros e para um melhor apoio aos grupos escoteiros, a regional Rio Grande do Sul está dividida 23 Distritais Escoteiras cobrindo todas as 8 microrregiões do estado.